Gastronomia e convicções



Desde às greves e manifestações dos empregados de vários mcdonalds que aconteceram há alguns anos na França, sempre achei que que o bom francês preferia a boa baguete da padaria da esquina aos hamburguers, todos com mesmo gosto e de mesma forma, da cadeia multinacional vermelho e amarela.
Me enganei.
Na semana passada, assitimos no Centro de Lazer onde trabalho, a um espetáculo para crianças sobre o olfato. A historia era, em suma, uma apologia à boa brioche (pão de forma) francês. Os ingredientes para se fazer o tal pão eram personificados e o conflito da história acontecia quando um bando de batatas fritas e hamburguers tentavam roubar o pãozinho quentinho e gostoso feito por uma fada.
No final, os hambuguers e as batatas fritas perdem a batalha, porque toda boa fada pode fazer desaparecer as desgraças alheias. A brioche reaparece e as crianças podem saboreá-la. Parece ter tido, neste curto espetáculo teatral, uma crítica da qualidade da alimentação dos pequenos franceses. Mas, fazer desaparecer tais hamburgers, é quase impossível .
Aqui onde trabalho Mc Donalds é sinônimo de curtição e de gastronomia!
Curtição, porque ao invés de comer legumes, comerão fritas e hamburguers. Existem mesmo aqueles que afirmam que os saunduiches vendidos são nutritivos porque contém proteínas, salada e pão. Para as crianças existe um atrativo a mais: você compra o sanduiche e ganha um brinquedo em miniatura. A criança come, não sente o gosto. Esquece que comeu. E pede outro. Não porque ainda tem fome, mas para saber qual será o próximo brinquedo a ser ganho. E os pais, contentes que o filho coma, compram mais um cheeseburguer.
Para os adolescentes e jovens adultos franceses de uma certa classe social, Mc Donalds é o ponto de encontro. Ao invés de irem beber uma cerveja no buteco ou fazer uma festinha de aniversário na casa do amigo, preferem se entupir de coca-cola num mcdonalds de algum shopping center da vida. Como se o fato de comerem esses sanduiches os aproximassem do consumidor que compra seu perfume Kenzo na loja da frente. Pensam que Mc Donalds é bom porque sociabiliza. "Eu gosto de Mc Donalds, você gosta de Mc Donalds, então a gente pode sair um dia para comer no Mc Donalds".
Aqui ninguém convida ninguém para comer uma baguete, porque é raro uma padaria aqui na França que tenha mesas e cadeiras. Sem contar que nas padarias encontramos sanduiches feitos numa baguete e recheados com queijo emental e presunto.
Oras, para quê tais sanduiches se, Mc Donalds cria outros mais saborosos, como o "tartiflete", que deve ser a mesma coisa que o "royal chesse" acrescido de batatas transgênicas?
Vem aí uma geração que nunca ouviu falar em alimentação equlibrada e tão pouco da refinada e saborosa gastronomia francesa!