BICHOS LEGAIS


             Convenhamos, existem três categorias de bichos: os legais, os chatos e os muito chatos.
            Os legais são aqueles que, quando nascem, tem carinha bonitinha e que dá vontade de guardar no bolso. Os chatos são aqueles que nascem feios e continuam feios depois de grande. Os muito chatos são aqueles que, além de feios, decidem atrapalhar a vida alheia.
         Gato, por exemplo, faz parte da categoria dos legais: nasce fofinho, bonitinho, redondinho, peludinho. Me perdoem os que gostam de gatos, mas ele também pode ser chato: já viram aquele gato que não tem pelo? Imagina aquilo se esfregando nos teus pés! Gato também pode ser muito chato. Quando eu era pequena não sabia se dormia ou se arrumava alguma armadilha para empurrar os gatos pro telhado do vizinho...vai miar assim em outro lugar! Gato muito chato quando fica lá, tentando falar pra gata vem aqui minha nega!
           Galinha também é um bicho muito chato. Não foi eu quem disse, a Clarice Lispector já escreveu sobre a galinha Laura.
            E pombo. Só era bem visto quando ainda não existia correio!
            Pernilongo: muito chato! Além de feio, vem chegando fazendo zimzimzim antes de chupar teu sangue.
            Hoje descobri o bicho mais chato de todos.
            Tinha que escrever um tralálá pra uma editora quando descobri um trema no meu "u" do teclado! Pegüei üm pano para esfregar e o trema continüoü lá, parado. Como se na minha língüa o üso do trema ainda fosse obrigatório. Atüalize-se, por favor! Deve ser üm problema de configüração, só pode ser. Mas não. ü que é ü de verdade não vem acompanhado não, vem sozinho, bonitinho. Paciência, escreverei sem a letra..."_".
            Bicho da categoria m_ito chata deveria deixar a gente em paz. Mas estava e_ q_uase terminando o texto, q_ando a mosca veio me pert_urbar e po_so_ em cima do me_ "i" q_e também fico_ com trema. Socorro! Tive que esfregar com cândida para tudo voltar ao normal. Peguei um pano velho, abri a janela e fui tentando espantar o bicho lá para fora, mas ao invés disso ele desceu as escadas voando e foi pra cozinha.
            Já matei muita mosca na vida: dando chinelada, panada, vaporizada e nunca senti culpa de nada, pois bicho muito chato deve morrer. Corri pra lá e pra cá com meu pano velho na mão até que ela parou no vidro da jenela e poc, dei aquela panada! O bicho rodopiou pelos ares e caiu no chão ainda batendo as asas. Peguei um papelzinho que serviria para tirar o bicho do chão e jogar no lixo ou lá fora...mas não foi o que fiz...
            ...Na sala de jantar tem uma salamandra. Não, não o bicho, mas aquele aparelho que serve para colocar madeira dentro, colocar fogo e aquecer a casa, sabe? Decidi colocar o bicho muito chato não dentro dele, mas em cima, naquela placa de aço fervente...e piiichhhh, ele fritou.
            Fiquei olhando para aquilo como se tivesse feito churrasquinho de gato, com o maior peso na consciência. Fiquei lá parada pensando nos tiranos saídos dos livros de Maquiavel, pensando nas categorias de Aristóteles, tentando encontrar uma outra categoria para inserir os bichos muito chatos e, sobretudo, numa categoria pros humanos que, como eu, não suportam ver tremas onde não deveriam estar; pensando nos humanos demasiados humanos...Cheguei à uma conclusão: os colocarei na categoria dos burros. Não, não os humanos! Os bichos muito chatos, que são aqueles que não sabem escrever! E ponto final...(hiiiii...a mosca deixou mais dois pontinhos ao lado do ponto...)